Pages

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O uso de textos numa perspectiva interdisciplinar



Diante da realidade presente nas escolas do novo tempo, vê-se a veemente necessidade de realizar mudanças na maneira de transmitir as informações necessárias para construção do conhecimento. Uma das mudanças fundamentais nesse sentido é trabalhar os diversos gêneros textuais pelas disciplinas na escola.
Não cabe apenas à língua portuguesa e a língua estrangeira fazer uso da diversidade textual. Isso restringe o espaço do texto na escola. Nessa perspectiva é fundamental que aja o trabalho com textos nas aulas de outras disciplinas também, de modo que se propicie a utilização de estudos de obras textuais no cotidiano escolar. Dessa forma trabalhar-se-ia de modo interdisciplinar.
É extremamente importante o trabalho com leituras e escritas no ambiente escolar, porque eles são recursos fundamentais para o desenvolvimento comunicativo do individuo. O trabalho com textos de modo interdisciplinar na escola,de gêneros diversificados faz com o que o alunado exercite seu todo potencial comunicativo e conheça a diversidade cultural através da língua escrita que lhe chegou em mãos, através de leituras, debates, troca de ideias, enfim, o individuo se torna mais habilidoso e capaz de exercer seu papel social.
Entretanto não se pode deixar de ressaltar a importância do professor nessa empreitada, sem ele dificilmente o aluno teria contato de modo saudável com os variados gêneros textuais. A presença do educador é crucial nesse processo e nesse sentido, precisa ter coragem para enfrentar os desafios que surgirão e ter cuidado para não se desviar da proposta, caindo num modismo. Como ressalta no texto estudado, “seja o de LP ou não, engajados na concretização dessa inserção, é necessário que credibilizemos o uso dos gêneros em nossas aulas. Ao incorporar praticas de leitura e compreensão de textos, o professor pode encontrar diversos desafios. Ao tomar os gêneros como ferramenta de reflexão para o trabalho na sala de aula, o professor deve tomar cuidado para não cair num modismo, mas deve estar consciente do objetivo a ser atingido”.
Logo, conclui-se que a utilização de textos nas disciplinas trabalhadas na escola, além da língua portuguesa, é essencial para o bom desenvolvimento do aprendizado do aluno. Além disso, ressalta-se também a importância do educador nessa jornada, porque ele é o mediador que viabiliza ao aluno o acesso à diversidade de obras textuais, assimse todos os educadores, de matemática,de historia, de geografia, de ciências entre outros, aceitarem trabalhar em conjunto em prol da qualidade do ensino, teremos uma educação melhor nos próximos anos.


POR:Valquíria Teixeira
Graduanda em Pedagogia
Referencia:
SANTOS, Hiliana Alves dos;SILVEIRA ,Soraya Pedrosa B. B. da.A importância da utilização do texto. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm

0 comentários:

Postar um comentário