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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uma análise sobre a atuação do professor Ron Clark no filme " O Triunfo" e a atual situação educacional do sistema de ensino brasileiro

A atual situação do sistema de ensino brasileiro não é nada favorável ao integral desenvolvimento do individuo. Uma vez que as partes envolvidas:alunos, professores e instituição, não estão trabalhando juntas para possibilitar a execução de um bom Trabalho. Nessa perspectiva, observa-se a veemente necessidade de mudança.
No filme, “O Triunfo”, vimos como a confiança e a perseverança fazem a diferença na vida de muitos sujeitos. Como vale a pena lutar contra as forças oponentes ao desenvolvimento, na luta por um futuro de sucesso. O professor Ron Clark, executou com habilidade a tarefa de professor, considerada porCelso Vasconcellos, uma das mais complexas do ser humano. Clark enfrentou a indisciplina, o autoritarismo, a descrença, a violência, o desrespeito ea indiferença. Mas, atacou de frente o problema e não mediu esforços para transformar a vida de seus alunos. Ele simplesmente foi lá e fez.
Uma atitude interessante por parte de Clark foi o fato de antes de começar aplicar os conteúdos formais exigidos pela instituição, ele buscou saber a origem daquelas crianças, o meio que elas estavam inseridas, e com esse ato ele desenvolveu maneiras de falar às crianças de modo que elas o entendiam. A partirdo conhecimento das famílias ele não ministrava suas aulas alienadas da realidade das crianças. Ele era sensível ao que elas viviam. E isso fez com que ele às conduzisse ao sucesso inesperado até mesmo pelos próprios alunos. Ele acreditou nelas, motivou-as, despertou nelas o desejo de superar desafios. E mais do que tudo isso, osenhor Clark conseguiu estabelecer uma relação com as famílias das crianças. Como no caso da rebelde menina cujo, nome não há lembranças neste momento, mas que foi crucial para o desenvolvimento de todo o processo de interação e progresso escolar.
Atitudes como essas é que precisam ser tomadas no Brasil. O professor precisa ser bem preparado e após essa preparação, fazer a diferença na vida de seus alunos. Não deve ser um profissional acomodado, precisa ser um agente de transformação, um ser capaz de agir e refletir sua ação e compromissar-se com o ideal de desenvolvimento e progresso, apoiado na democracia, na afetividade, na perseverança e na buscaconstante de informações para saciar sua sede de conhecimento. Afinal aprender nunca é demais,     
 A Atualização, a formação continuada, é crucial para o aprimoramento das práticas pedagógicas do docente. O aluno diante de um profissional qualificado não terá outra saída senão a de ouvir, refletir e discutir suas ideias com seu professor.  Por que o educador saberá se colocar diante do aluno como uma figura que prima pelo desenvolvimento dele e não pelo seu fracasso.  Não haverá indisciplina eterna se o professor souber mediar oconteúdo a seualuno, e incutir nele valores fundamentais para a convivência harmoniosa na sociedade.
Reclamar da profissão, da falta de valorização financeira, não vai levar a progresso algum, afinalnão há segredosacerca da existência dos desafios dessa honrosa profissão. Entramos sabendo, então se temos o conhecimento da luta dessa classe, temos que desenvolver novas estratégias, novas metodologias, para fazer a diferença em nossa pratica, e também na vida de nossos alunos, afinal eles não tem culpa de nossa insatisfação pela carreira. Nós conduzimos o clima da sala de aula, depende de nós juntamente com nossos gestores e famílias de alunoso desenvolvimento de um sólido trabalho na educação.
REFERENCIA:
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto politico ao cotidiano da sala de aula. 12. ed. São Paulo:Libertad editora, 2009.p.147.

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